segunda-feira, 27 de abril de 2009

Dieta das Cores

A cor dos alimentos é uma ótima opção para escolher boas doses de proteínas, carboidratos, vitaminas, fibras e minerais, além de oferecer um atraente e belo visual para o seu prato. A variedade é a palavra chave da dieta das cores!

Os alimentos são divididos em 6 grupos de cores, são eles:

Branco

Algas marinhas, alho, banana, batata, cebola, chuchu, cogumelo, couve-flor, feijão branco, maçã, mandioca, nabo, palmito, pêra, pinha, rabanete.

Verde

Abacate, abobrinha, acelga, alface, quiabo, repolho, salsa, agrião, pimentão verde, brócolis, chicória, vagem, couve, kiwi, ervilha, espinafre, limão, pepino, rúcula, escarola, manjericão.

Amarelo

Abacaxi, abóbora, ameixa, caju, carambola, damasco, cenoura, laranja, limão-cravo, mamão, manga, maracujá, melão, milho, nêspera, pêssego, pimentão amarelo, tangerina.

Preto ou Roxo

Alcachofra, ameixa, amora, berinjela, feijão-preto, figo, jabuticaba, uva, repolho roxo.

Marrom

Amêndoas, amendoim, arroz integral, aveia integral, avelã, canela, castanha, centeio, cevada, grão-de-bico, feijão, lentilha, nozes, pão integral, pinhão, soja, tamarindo, trigo.

Vermelho

Beterraba, caqui, cereja, framboesa, goiaba, melancia, morango, nectarina, pimentão, pitanga, romã, tomate.


Indicações das cores:

Branco

A cor branca é dada pelo pigmento flavina. A presença dessa substância indica alimentos ricos em minerais, carboidratos, vitamina B6 e outros nutrientes. Tudo isso favorece a renovação celular e protege o sistema imunológico, melhorando as defesas orgânicas. Legumes e vegetais brancos costumam ter cálcio e fósforo. Esses minerais essenciais ajudam na formação e manutenção dos dentes e na elasticidade dos músculos.

Verde

O pigmento que define a cor deste grupo de alimentos é a clorofila, considerada um potente energético celular. Segundo a medicina chinesa, comer folhas verdes aumenta a oxigenação das células e melhora o metabolismo da energia. Outro efeito da clorofila é potencializar alguns nutrientes encontrados nos vegetais, como a vitamina C.

Amarelo

O tom amarelo ou alaranjado vem do betacaroteno, ou pró-vitamina A. É um pigmento fundamental para a manutenção dos tecidos e dos cabelos. O betacaroteno também beneficia a visão noturna e atua no metabolismo das gorduras. Os alimentos amarelos são ricos em vitamina C, que participa da síntese de colágeno e tem ação antioxidante contra os radicais livres.

Preto ou Roxo

Alimentos nas tonalidades roxa, preta ou azulada contêm antocianina, um tipo de pigmento ligado à presença da vitamina B1. E é justamente a vitamina B1 o elemento essencial para a transformação dos carboidratos e outros nutrientes em energia. A falta de vitamina B1 pode levar à perda de apetite, redução do peso e até à anorexia (um desvio de comportamento alimentar que pode até mesmo levar à morte).

Marrom

Ricos em fibras, os alimentos de cor marrom regulam o funcionamento do intestino, prevenindo problemas que vão desde a prisão de ventre até o câncer. Também ajudam a controlar o colesterol e os diabetes e melhoram a flora intestinal. As sementes oleaginosas, incluídas neste grupo, são excelentes fontes do mineral selênio e de vitamina E. Elas têm efeito antioxidante, vasodilatador, anticoagulante e contra a fadiga.

Vermelho

O vermelho é conseqüência do licopeno, pigmento com ação semelhante ao betacaroteno. Normalmente aparece associado à vitamina C, formando uma dupla com efeito antioxidante que, entre outros benefícios, colabora na prevenção do câncer e do stress.

Quanto mais colorido for o prato, maior o teor de nutrientes e mais benefícios para o organismo. Coma diariamente um prato de salada e frutas com cores variadas. A alimentação deve ser equilibrada com o consumo de fontes de carboidrato (pães, arroz, batata, farináceos, etc), proteína (carnes, ovos, leite e derivados e algumas leguminosas como a soja) e as vitaminas e minerais presentes nas frutas e hortaliças. Isso tudo bem distribuídos durante todo o dia.

Dieta das Calorias Negativas

Em suas várias versões, as dietas das calorias negativas consistem em ingerir alimentos que são nutritivos, mas, dos quais alega ter efeito de calorias negativa. São alimentos que provem menos calorias que gasta para sua digestão.

Não existe evidência científica que alimentos possuam calorias científicas. É difícil obter nutrientes balanceados nessa dieta. É muito importante ter a consciência de que esses alimentos são mais eficientes como substitutos de lanches calóricos do que como um programa de emagrecimento.

Os alimentos de calorias negativas são em sua maioria vegetais e frutas, como:

Vegetais com efeito calórico negativo

Aspargo, brócolis, cenoura, couve-flor, repolho, alface, cebola, espinafre, nabo,
pepino, pimenta vermelha, abobrinha, chicória, salsão e berinjela.

Frutas com efeito calórico negativo

Grapefruit, limão, goiaba, mamão, papaya, pêssego, melão, muskmelon,
morango, tangerina, melancia, mexirica, cassis, framboesa, amora preta e ameixa.

Dieta da Batata

Adriana Bombom faz dieta de ovos e batata para manter corpão
Na noite de Natal, Adriana Bombom estava com a casa cheia de amigos, com a mesa farta e a barriga vazia. Ou melhor, com apenas seis claras de ovo e 50g de batata inglesa cozida, sem sal, ingeridos de três em três horas.


Café da manhã

- Café ou chá sem açúcar;
- Pão integral com margarina de baixas calorias;
- Queijo branco;
- Mel ou marmelada dietética.

Almoço

- Batatas com ovo cozido e espinafre;
- Batatas com margarina baixas calorias ou batatas assadas com uma fatia de presunto magro;
- 100 gramas de fígado ou filé de peixe com vegetal cozido.

Jantar

- Salada de batatas com ovos cozidos;
- Batatas assadas com queijo branco.

Bebidas

- Suco de frutas frescas;
- Suco de tomates;
- Água mineral;
- Meio copo de vinho.

Obs: A batata contêm hidratos de carbono complexos em forma de amidos e fibras. É um dos alimentos mais nutritivos porque é muito rica em minerais, proteínas, vitaminas B e C. A reação metabólica que produz é a de desintegrar o glicogênio e provocar a perda de gordura e água.

Nunca se deve consumir as batatas fritas.